Fossa Ecológica TEvap

Técnica da Permacultura é uma excelente opção para o tratamento de efluentes sanitários em locais não atendidos por rede de esgoto.

Evapotranspiração

A fossa ecológica TEvap, popularmente conhecida como fossa de bananeira, não deixa resíduos e trata o efluente sanitário de forma verdadeiramente ecológica, pois as plantas garantem a destinação adequada da água residual. É indicada para locais onde não haja rede de tratamento de esgoto, como: casas de praia, sítios, chácaras, ilhas, etc.

A natureza a favor

O termo TEvap (abreviação de Tanque de Evapotranspiração) é sinônimo de BET (Bacia de Evapotranspiração), ambos os termos são entrontrados na literatura. A Evapotranspiração é o mecanismo que rege o funcionamento da fossa. Este processo fisiológico é realizado por todos os vegetais superiores, nos quais, a água contida no solo é absorvida pelas raízes, participa das fisiologia da planta e em seguida é evaporada e transpirada para a atmosfera.

Benefícios da Fossa Ecológica

  • Não gera efluente
  • Não polui o solo, águas superficiais e lençol freático
  • Os resíduos humanos são transformados em nutrientes para as plantas
  • A água só sai por evapotranspiração e 99% limpa

Funcionamento

TEvap2

FERMENTAÇÃO
O efluente é decomposto pelo processo de fermentação (digestão anaeróbia) realizado pelas bactérias na câmara bio-séptica.

CAPILARIDADE
O efluente retido na bacia possui fluxo ascendente e, depois de separado dos resíduos humanos, passa pelas camadas de cascalho, brita, areia e solo (filtro) e atinge as raízes das plantas 99% limpo.

Segurança e Qualidade

O dimensionamento da fossa segue critérios compatíveis com as normas NBR 7229 e NBR 13969 e os projetos são acompanhados de ART junto ao CREA. Trabalhamos com projeto e execução da Fossa Ecológica TEvap. Entre em contato e solicite um orçamento.

Questionário para dimensionamento

Anúncios

Uma resposta para “Fossa Ecológica TEvap”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s