Programa para organizar referências bibliográficas

Eu sei, eu sei! Organizar as referências bibliográficas de um trabalho acadêmico é uma tarefa que consome muitas horas e é um verdadeiro teste de paciência para o autor ou organizador do texto final.

A tarefa é ainda mais trabalhosa principalmente porque, mesmo existindo uma norma da ABNT que padroniza a apresentação de citações e referências, cada periódico, departamento ou programa de pós-graduação tem sua própria norma.

 mendeleyPois bem, saiba que este importante passo de um trabalho pode ser bem mais aprazível quando se usa um Organizador Bibliográfico. A seguir falarei um pouco sobre o Mendeley, ao qual me adaptei sem muitas dificuldades, e o melhor, é gratuito.

Num tempo conectado em rede, o Mendeley vai além de ser um mero organizador catalográfico, ele também é uma rede social direcionada para o mundo acadêmico, onde você pode compartilhar a evolução dos seus trabalhos com os autores colaboradores e, após publicado, disponibilizá-lo para que seus seguidores possam ler (observe se a política editorial do periódico permite).

Outro aspecto muito bacana do Mendeley é que você pode criar sua biblioteca de referências de acordo com tema ou com o trabalho que está desenvolvendo. Mais ainda, o programa permite abrir arquivos em formato PDF no seu visualizador, que também disponibiliza a função marcador de texto para você destacar aquele trecho importante do trabalho que está lendo.

Entre outras funções muito legais, a que mais gostei no Mendeley foi o preenchimento automático das informações de uma determinada publicação apenas informando o seu código DOI (ver o que é DOI). Isto é uma verdadeira mão na roda na hora de inserir informações na biblioteca.

O Mendeley está disponível em duas plataformas complementares, Web e Desktop. Ambas podem ser encontradas na página http://www.mendeley.com. A plataforma Web quando sincronizada com a Desktop também  funciona como armazenamento em nuvem (ver o que é isso!), o que pode ser muito providencial para manter um backup das referências de um trabalho.

Por definição, o idioma do programa é o inglês, mas que facilmente pode ser configurado para o português. Mas isto incorre que boa parte das formas de citação estão voltadas para as normas e para os principais periódicos internacionais.

Porém, a turma da UFPR deu uma força aos pesquisadores tupiniquins e desenvolveram um plugin para utilizá-lo com a norma ABNT NBR 6023, padrão para muitos programas de pós-graduação. Mas, para tanto, é preciso baixar o plugin e configurá-lo no MS Word.

Seguem algumas orientações para configurar o Plugin MS Word para ABNT do Mendeley:

Passo 1

Faça o cadastro e download do Medeley Desktop na página do desenvolvedor.

 Passo 2

Após instalado, vá em Tools (Ferramentas) e clique em Install MS Word Plugin (instalar Plugin MS Word). Certifique-se de que o MS Word está fechado. Reinicie o Mendeley Desktop.

Passo 3

Faça o download do estilo ABNT, clique aqui.

OBSERVAÇÃO

Este estilo ABNT foi adquirido no blog da Comunidade CTEA (http://comunidade.ctea.med.br/tecnologia/2011/09/26/mendeley-parte-12-estilos-abnt-vancouver-e-outros/). Um blog bem interessante que possui muitas informações e instruções sobre o mendeley, aproveite e leia os outros posts do blog.

Qualquer dúvida, deixa um comentário. Enjoy it!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s