Publicações técnicas e acadêmicas com acesso livre

Quem está cursando um curso de graduação ou pós graduação no Brasil, principalmente em instituições públicas de ensino, muitas vezes se depara com a dificuldade de acesso a boas referências para elaboração de trabalhos acadêmicos ou estudo individual. Livros escassos ou em mal estado de conservação nas bibliotecas, obras realmente raras, muitas vezes em idiomas de difícil interpretação, fazem com que o estudante recorra em primeira instância ao “novo pai dos burros“, o Google e quando este oráculo não é capaz de solucionar o problema, a segunda opção é a famosa cópia xerográfica.

No entanto, o que muitos estudantes desconhecem é que há um esforço do governo brasileiro para manter milhares de referências à disposição dos estudantes. Não foram poucas as vezes que recebi um e-mail alertando que se não fossem utilizados estes serviços estariam fadados a sumirem.

Bom, nunca pude atestar a veracidade desta informação, mas como usuário sei que são ferramentas extremamente importantes e que merecem ser conhecidas pelos estudantes.

Por fim, não só  o governo brasileiro disponibiliza informação de qualidade e de acesso livre. Atualmente existem editoras que disponibilizam toda sua coleção na web em formato open access, nos dias em que é possível levar centenas de livros “portáteis” em um tablet, e-reader e até mesmo nos telefones móveis, esta é uma ferramenta sem precedentes que pode auxiliar no desenvolvimento da educação no nosso país.

Sem mais delongas, a seguir uma lista das principais fontes gratuitas de informação técnica e acadêmica, fique a vontade para sugerir outras:

  • Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br) – Principal site brasileiro de busca de artigos científicos (papers). O acervo compõe mais de 26 mil publicações nacionais e internacionais, entre elas revistas como a Science, Nature, entre outras, e o melhor: gratuito, desde que seja acessado de um computador de uma universidade pública ou instituto federal.
  • Portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) – Biblioteca digital do ministério da educação que disponibiliza em seu acervo quase 190 mil obras entre obras da literatura nacional, partituras, vídeos, musicas, imagens, etc.
  • Editora InTech (www.intechopen.com) –  Publicações nas áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina. São mais de 200 livros e 8 mil artigos científicos disponíveis com acesso livre, o detalhe é que a maior parte está em inglês, sendo assim, vá tratando de aprender ou melhorar o seu.

Este post está aberto a sugestões para ampliar a lista de fontes gratuitas de informação.

________________________

Se for copiar, cite a fonte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s