Censo do IBGE contempla línguas indígenas

Recebi por e-mail e achei interessante compartilhar

De acordo com os dados do IBGE/2000, existem 735 mil índios, que representam 0,43% da população brasileira. Nas aldeias, os recenseadores são orientados a procurar a liderança local. Se for necessário haverá um guia que fale a língua da aldeia, que pode ser um intérprete cedido pela Funai ou pela Funasa, embora seja possível haver moradores na aldeia que falem português. A diferença do senso em 2010 está no questionário, no qual foram incluídos alguns quesitos. Dentre eles estão: o material predominante nas paredes externas e a forma de abastecimento de água utilizada na aldeia ou fora dela. Outro diferencial é que o IBGE vai investigar a língua falada dos povos indígenas, variável que pela primeira vez faz parte da pesquisa.

Os dados da pesquisa começarão a ser conhecidos já no final de novembro, quando os resultados serão apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para definir o reparte de verba do Fundo de Participação dos Municípios.

Informativo Moranduba TUPI n. 22 | 2010

ordo com os dados do IBGE/2000, existem 735 mil índios, que representam 0,43% da população brasileira. Nas aldeias, os recenseadores são orientados a procurar a liderança local. Se for necessário haverá um guia que fale a língua da aldeia, que pode ser um intérprete cedido pela Funai ou pela Funasa, embora seja possível haver moradores na aldeia que falem português. A diferença do senso em 2010 está no questionário, no qual foram incluídos alguns quesitos. Dentre eles estão: o material predominante nas paredes externas e a forma de abastecimento de água utilizada na aldeia ou fora dela. Outro diferencial é que o IBGE vai investigar a língua falada dos povos indígenas, variável que pela primeira vez faz parte da pesquisa.
Os dados da pesquisa começarão a ser conhecidos já no final de novembro, quando os resultados serão apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para definir o reparte de verba do Fundo de Participação dos Municípios.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s