Que tal um passeio pela macieira que inspirou Newton?

Imagem de Phillip Reeve.

Aracaju – Há quem afirme categoricamente  que a história de Newton e a macieira seja meramente uma lenda para realçar a genialidade deste físico. Fato é que esta história tornou-se mundialmente famosa e, ainda nos dias de hoje, é possível apreciar esta árvore centenária.

Enquanto Engenheiro Florestal que sou, acredito de verdade que uma árvore dure tanto tempo. Na nossa amazônia temos muitos exemplares centenários e imensos, para se ter uma amostra basta visitar o parque zoobotânico do museu paraense Emílio Goeldi, e contemplar a exuberância de uma Samaumeira (Ceiba pentranda L.).

*O National Trust, organização britânica que trata da conservação ambiental e histórica do país,  está preparando caminhadas por vários lugares do Reino Unido para mostrar suas árvores mais antigas. Entre estes está lugar em que se encontra a famosa macieira que “ajudou” Sir Isaac Newton na formulação da lei da gravidade em 1665, lei esta colocada à prova por um carinha chamado Albert Einstein no início do século XX, mas essa é uma outra história.

Se a lenda de Newton e a maciera** é verdadeira ou falsa não importa muto neste caso, creio que o passeio valha muito a pena.

* Com informações de Folha Online.

** Leia mais sobre a contestação da história de Newton e a macieira.

_____________________

Se for copiar cite a fonte!

está organizando uma série de caminhadas por vários lugares do Reino Unido para mostrar as árvores mais antigas do país.Entre as dez localidades previstas, está a que abriga a macieira que inspirou Isaac Newton, que formulou a lei da gravidade em 1665, ao observar a queda de uma maçã. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s