Fusca 62 – A catraca do velocímetro

Desde que comprei o “vovô” o fato de o odometro não funcionar me incomodava profundamente. Então, como disse no post Fusca 62 – Um dia na oficina, havia trocado o cabo do velocímetro, mas isso só fez o marcador de velocidade funcionar, menos mal. Como não havia muita coisa para fazer neste fim de semana resolvi futucar o velocímetro e logo que abri percebi algumas peças soltas e enfim encontrei a razão para o não funcionamento do odometro: uma catraca rachada.

Bom, foi uma baita aula de mecânica ver como os encaixes das engrenagens funcionam num perfeito sincronismo. Já que havia desmontado praticamente todo o velocímetro, aproveitei para limpar e lubrificar todo o sistema, pois a última vez que aquelas engrenagens tinham visto graxa nova havia 48 anos.

Identificado o problema, eu agora estava com uma grande dúvida: onde arrumar uma nova catraca? Como já esperava, procurei em vão em algumas casas de parafusos que haviam por perto. Tudo limpo e engraxado, decidi remontar mesmo com a catraca rachada (com aquele medo usual de não sobrar nenhuma peça).

Ainda não sai com o vovô para testar se só o fato de colocar a catraca de volta no lugar funcionou, logo postarei o resultado. Até!

Anúncios

5 respostas para “Fusca 62 – A catraca do velocímetro”

  1. parabens por sua coriosidade eu vendo todas estas peças para consertar o odometro do seu fusca- esta catraca rachada com custas R$ 25,00 – se precisr de foto me avisa pelo email

      1. Olá amigo, bom dia! Não tenho, mas você pode comprar um velocímetro em qualquer ferr velho, desmontar e retirar as peças que precisa, geralmente o mecanismo é o mesmo, o que muda é o grafismo do mostrador. Outra opção é entrar em contato com a Soraya Cerqueira (tcolondrina@hotmail.com). Tempos atrás ela fez um comentário informando que tinha todas as peças para consertar odômetros. Sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s