Fusca 62 – Esquentando a bobina (e a cabeça)

Pois bem, decidi fazer um longo percurso com o “vovô”, cerca de 25 km (pode não parecer muito para um carro cheirando a novo, mas para um quarentão…). Foi uma espécie de teste de esforço e o “vovô” não se saiu lá muito bem. Um percurso que levaria no máximo uma hora, incluindo o tempo gasto com as compras que fiz, tornou-se um verdadeiro calvário de 4 horas, com as paradas e tudo mais.

A responsável por isso tudo foi a bobina (Tec-Mecanic) – ver post Fusca 62 – “Problema” elétrico – que esquentou além do que deveria, inclusive minha cabeça. Depois de empurrar o “vovô” no meio da Av. Caxangá duas vezes, quatro fusíveis queimados, cinco paradas de meia hora para esfriar a bobina (e a cabeça), definitivamente aprendi a lição: bobina tem que ser de boa qualidade!

Ainda não comprei a nova bobina, enquanto isso o “vovô” repousa sob sua capa, constatei também que a luz do freio e uma das lanternas traseiras pararam de funcionar, possivelmente seja mais fusíveis queimados, o que não é normal. Então, com a troca da bobina o “vovô” vai ganhar a merecida revisão na parte elétrica.

Anúncios

4 respostas para “Fusca 62 – Esquentando a bobina (e a cabeça)”

  1. boa noite,
    Meu fusca começou a parar de funcionar um tempo atras, suspeitei da bobina pois esta aquecendo demais, então troquei a bobina no dia seguinte e funcionou normalmente, porem o problema voltou e não adiantou trocar a bobina (coloquei uma BOSCH e uma do modelo MI), e nenhuma bobina está centelhando, e está chegando corrente, não sei se pode está cortando.
    desde já agradeço,

    1. Olá Gustavo. Obrigado por visitar meu blog.
      Antes de mais nada preciso dizer que não sou entendido de mecânica, elétrica, etc. O pouco que sei aprendi nas visitas aos profissionais. Portanto, recomendo que leve seu carro a um especialista. Se estiver em Aracaju, recomendo Sr. Adilson da auto elétrica Dinâmica.
      Olha, me parece que está precisando de uma boa revisão elétrica. No meu carro haviam vários pontos de perda “roubo” de carga ao longo da instalação. Fiação velha, partes desencapadas, emendas de fios e aterramento mal feito, foram algumas questões sanadas. Acredite, isto influencia no desempenho do sistema.
      Neste seu caso específico parece haver algum problema com o relé de ignição (ou partida), normalmente localizado embaixo do banco traseiro, no lado do motorista. Se for possível teste um outro novo e com as especificações do seu sistema elétrico.
      Espero ter ajudado. Um abraço.

      1. Me informei com um eletricista e ele deu 90% de chance de ser o distribuidor queimado, não deu outra, foi trocar e pronto.
        Muito obrigado pela atenção, abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s